GESTÃO DE PROJETOS COMO ELO ENTRE A GESTÃO JURÍDICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

GESTÃO DE PROJETOS COMO ELO ENTRE A GESTÃO JURÍDICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

O artigo “Gestão de projetos como elo entre a gestão jurídica e inovação tecnológica”, publicado no tradicional portal Migalhas, é de autoria de nossas duas líderes, Fernanda Negreiros e May Linn Liao Amorelli.

Leia artigo na íntegra:

 

Não é novidade que a advocacia de alto volume mudou completamente ao longo dos últimos anos. De um lado, as empresas melhoraram os recursos e subsídios para que as defesas fossem robustas e assertivas e, por outro lado, a tecnologia viabilizou uma forma diferente de trabalhar, tornando possível a otimização das tarefas repetitivas e administrativas existentes na rotina dos advogados. Essa tecnologia trouxe diversos benefícios como:

  • Maior tempo disponível para o desenvolvimento de novas teses;
  • Peças jurídicas renovadas, com comunicação limpa, clara e que consiga trazer melhores resultados;
  • Protocolos eletrônicos realizados em segundos;
  • Cadastros perfeitos, mais seguros e confiáveis;
  • Consulta ágil de resultados consolidados que permitem a análise que garanta a tomada de decisões mais precisa em cada processo;
  • Verificação ágil de toda a legislação, jurisprudências atualizadas, precedentes, citações e qualquer fonte de informação jurídica.

Se a equipe de TI dos escritórios preocupa-se em desenvolver e colocar em operação as automações nas rotinas (vinculação de peças nos sistemas dos clientes, protocolo eletrônico automático, baixa dos documentos do processo eletrônico, jurimetria, etc.), os advogados ficam cada vez mais técnicos, fazendo um trabalho estritamente jurídico, dando tratamento minucioso em cada processo.

Visão de Gestão Jurídica

Com tantas mudanças, foi preciso harmonizar os procedimentos e fluxos vigentes praticados até aqui e rever toda a engrenagem. Os gestores da operação precisam redesenhar a estrutura montada para aperfeiçoar o trabalho interno, aproveitando as forças existentes em todas as pontas e redefinir a linha de produção.

Apesar da bagagem longa na carreira jurídica, com a visão precisa do negócio, conhecendo cada detalhe da operação e com uma visão de melhoria contínua com as inovações tecnológicas, os gestores de carteira/operação jurídica necessitaram reinventar-se para que fosse possível o sustento saudável nos escritórios. Isso não é tão fácil como parece. A rotina, a falta de tempo e de cronograma específico para cada projeto necessário para a nova engrenagem com envolvimento de várias áreas do escritório, dificultam o desenvolvimento das atividades necessárias. E, por mais experientes que sejam, lhes faltava alguém para ajudar nessa transformação, para colocar ordem na casa.

Sim! Os engenheiros de produção e gerentes de projetos com suas visões mais organizadas e abrangentes da esteira produtiva permitem uma união perfeita entre a expertise dos gestores e o trabalho técnico desses profissionais para por em prática as automações e as inovações e, enfim, conseguir atingir o almejado aumento de produtividade e maior eficiência.

E a Gestão Projetos?

O engenheiro de produção é capaz de atuar em diversos tipos de mercado e empresas por conta da sua visão completa de negócio aliado ao conhecimento de ferramentas, boas práticas e soluções. É possível dizer que o profissional pode fazer o papel de solucionador de problemas. A gerência de projetos, como uma área da Engenharia de Produção, por sua vez é o elo da engrenagem que faz com que os conhecimentos técnicos das soluções sejam colocados em prática.

Ao iniciar a atuação num escritório onde já existe uma área de TI, o gerente de projetos possui “meio caminho andado”, pois conta com a disponibilidade de uma equipe responsável por desenvolver as melhorias tecnológicas para a rotina do escritório. Ainda assim, foi comum observar que algumas soluções desenvolvidas ficavam com pontas soltas ao longo do caminho, pois o principal papel da TI é, de fato, entregar a ferramenta pronta para uso do advogado.

Dessa maneira, é possível perceber a importância de uma área de gestão de projetos para atuar junto à equipe de TI e aos gestores jurídicos. O gerente de projetos é responsável por entender o problema vivido pelo advogado e buscar soluções. Além disso, a área é responsável pelo pré e pós projeto, por preparar a área ou equipe que será impactada, realizar ações de alinhamento e engajamento para garantir o sucesso das implementações, desenvolver materiais com detalhamento das soluções, controlar o cronograma de implementação e realizar ações para garantir que a Gestão da Mudança seja bem sucedida.

Resumidamente, o gerente de projetos busca por melhorias nos processos visando eliminar retrabalhos, maximizar a operação ao mesmo tempo em que reduz custos operacionais, aperfeiçoar o tempo, potencializar a lucratividade e aumentar a satisfação dos clientes, além de conectar as possíveis soluções com as estratégias do negócio.

Na parte prática, é possível ressaltar alguns exemplos bem sucedidos em projetos como:

  • Utilização de desenhos para mapeamento da nossa esteira de produção, workflow de processos jurídicos, processos e procedimentos internos.
  • Criação de fluxos lúdicos visto que o visual design é uma ferramenta importante para melhor entendimento e aderência da equipe;
  • Mapeamento dos processos de uma carteira para buscar possíveis melhorias de eficiência através da criação de robôs que realizem procedimentos manuais;
  • Implementação de rotinas e calendários na equipe de TI para garantir que as automações tenham a atenção devida para manutenções;
  • Padronização da documentação dos projetos, bem como levantamento do escopo, riscos, stakeholders, comunicação, cronograma, entre outros elementos de gestão.
  • Implementação de comunicação padronizada e contínua para que todo o escritório fique sempre ciente das nossas ferramentas;
  • Implementação de rotina de treinamentos contínuos e criação de Manuais e Cartilhas para todas as ferramentas para garantir a aderência dos advogados às automações.;
  • Criação de uma Gestão à vista dentro do próprio sistema para visão geral para verificação dos resultados;

Conclusão

A união do gestor jurídico com o gerente de projetos e o time de desenvolvedores, aliados à tecnologia e inovação trouxe, além da visão multidisciplinar, o amplo acesso às informações, tornando possível a todos os membros do escritório a visualização de toda a esteira, a operação jurídica e as ferramentas existentes, permitindo maior colaboração e aderência. O resultado disso é o efetivo progresso e a melhoria contínua.

Não há como resistir ao cenário atual multidisciplinar nos escritórios de advocacia, na medida em que, graças a essa visão geral, é possível facilitar e melhorar a operação jurídica e a sua atuação.

Como o cenário de inovação já é uma realidade no ambiente jurídico, a missão é aprimorar ainda mais, extraindo o máximo desse elo criado entre as equipes. Dessa maneira, damos continuidade a transformação de um escritório tradicional para um escritório multidisciplinar que entrega mais resultados para os clientes bem como a implementação de melhorias e automatizações com maior agilidade e em grande escala.

 

Fonte

 

 

Gisellle

Busco sempre ser organizada e utilizar bem meu tempo. Procuro manter minhas tarefas e obrigações em dia, justamente para que meu trabalho não consuma mais do que o saudável na minha vida. Aqui no Gondim, sou responsável pelas áreas da Gestão da Transformação e Projetos. Dançar e confraternizar com os amigos são duas paixões minhas, mas não chegam nem perto da minha maior paixão: meus filhos. Tenho uma linda princesa e um príncipe que são meus tesouros.

(21) 2262-7979

Miguel Provenzano

“Sabe aquela famosa frase que diz: ‘podem tirar tudo de você, menos o conhecimento’? Pois então, eu sou guiado por essa máxima. A vida é um eterno aprender e ensinar. Sou gestor administrativo e financeiro aqui no Gondim. Sou pai coruja de 3 crianças, vascaíno de coração, apaixonado por praia e por reunir os amigos em casa ( esse último agora só depois do fim da quarentena!). Possuo formação em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Executiva de Negócios. Duas palavras que fazem parte do meu vocabulário: equilíbrio e entrega.”

(21) 2262-7979

Rodrigo Marra

Um cliente que é reconhecido mundialmente pelos seus serviços financeiros necessita de uma gestão dinâmica e detalhista dos processos. É uma responsabilidade imensa, já que o volume de prazos judiciais e administrativos é elevado. Mas, além de cuidar da segurança e da agilidade das ações, é preciso ter um olhar atento para todos que compõem o time, para que, juntos, possamos atingir os objetivos desta instituição financeira.

(21) 2262-7979

Pedro Lima

“Meu cliente é líder de mercado no ramo de sua atuação, é o maior home center do Brasil, e como ele mesmo se define, não apenas vende produtos para sua casa, desenvolve soluções pensando em: qualidade, design e preço acessível. Estar à frente deste time é um grande desafio, mas tenho certeza que com foco e determinação da equipe aliados à avançada tecnologia que o escritório nos proporciona, vamos entregar os melhores resultados ao nosso cliente.”

(21) 2262-7979

Fernanda Amorim

“Sou responsável pela gestão da carteira trabalhista no escritório, na qual procuro sempre traçar novas estratégias, tanto nas peças processuais como nas audiências. Busco sempre trazer soluções mais eficazes e inovadoras. Três palavras me definem bem profissionalmente: comprometimento, ética e transparência.”

(21) 2262-7979

Marcos Chaves

No meu dia a dia no Gondim recebo processos de alta complexidade. Eu lido com essa responsabilidade de forma natural. São desafios que precisam ser enfrentados constantemente. Confio no nosso histórico de entregar ótimos resultados aos nossos clientes, com soluções inovadoras e eficientes.

(21) 2262-7979

Téssio Rodrigues

“Oferecer soluções financeiras com excelência, segurança e agilidade”. Essa é a missão do cliente que atendemos. Por isso,  conduzimos os processos sempre com olhar criterioso, para extrair os melhores resultados. Aliamos a boa técnica profissional com a tecnologia para entregar mais do que o cliente espera.

(21) 2262-7979

Vivian Vargas

Um dos maiores desafios é sempre estar conectada com a realidade do judiciário. Busco sempre realizar trocas de experiências com os sócios de serviço responsáveis pelas audiências. É importante que estejam preparados para qualquer situação. Para mim, o tripé – empenho, cooperação e dedicação – é a base para os bons resultados.

(21) 2262-7979

Laila Megre

O cliente em que atuo foi pioneiro no atendimento ao público, o que exige muita responsabilidade de mim e de todos da equipe. Acredito que a união e seriedade no trabalho contribuem para extrair o melhor desempenho e resultado.

(21) 2262-7979

Fabiano Teixeira

“Como gestor da célula especial aqui no Gondim, não lido com um cliente específico, mas com vários, cada um com demandas completamente diferentes. Acredito que esse seja meu grande desafio, mas como cresci junto com a empresa e fui absorvendo ao longo dos anos o jeito Gondim de trabalhar, acredito que seja mais fácil pra mim aplicar as diretrizes, prezando sempre pela inovação e pelo atendimento personalizado aos clientes. Sou muito parceiro da minha equipe e prezo muito harmonia do grupo, porque entendo que juntos crescemos e trabalhamos melhor.“

(21) 2262-7979

Jéssica Sobral

“É um grande desafio e um prazer maior ainda cuidar de um cliente do porte deste que o escritório me confiou. Quero que o meu cliente se sinta amparado, por isso eu e minha equipe mantemos um contato muito próximo e estamos sempre buscando trazer inovações e soluções mais eficazes para seus problemas. Ter a confiança do cliente pra mim é o mais importante, então é pra isso que eu trabalho e é com isso em mente que motivo a minha equipe.”

(21) 2262-7979

Claudio Amorelli

“O histórico do meu cliente confirma a tese de que vivemos em um mundo líquido, em constante transformação. Acho que é um grande exemplo de como a tradição pode interagir com inovação e tecnologia, porque é uma marca líder no mercado desde a década de 1930. Enquanto gestor, acho muito gratificante trabalhar em um ambiente que está totalmente alinhado com as ideias do cliente, porque aqui no Gondim nós também reinventamos nossa atuação, estamos atentos às atualizações tecnológicas e prezamos por entregar resultados além do esperado. É nisso que eu e minha equipe vamos focar.”

(21) 3993-2292

Joyce Mendes

“Estou no Gondim há quase 12 anos e é uma realização imensa me tornar gestora justamente de um novo cliente tão especial, focado em tecnologia, e que trata seus próprios clientes com tanta exclusividade. Porque a gente também faz de tudo para que o cliente se sinta único. Agora é focar para alcançar as metas do cliente e obter a melhor performance para o escritório. Espero conseguir organizar um time unido, coeso, estimulado a cooperar e não a competir, para que caminhemos sempre na mesma direção.”

(21) 2262-7979

Carime Cavaleiro

“Eu acredito muito na missão do nosso cliente, que é ajudar o brasileiro a driblar as dificuldades, ir mais longe e vencer. Então busco incorporar um pouco dessa missão no meu dia a dia e na rotina da equipe que comando. Até porque, o objetivo final de todo advogado é também ir mais longe, então combinamos nisso também.”

(21) 3993.1879

Marcelle Padilha

“A pergunta que o meu cliente faz todos os dias a milhões de brasileiros é exatamente a mesma que eu faço para a minha equipe todas as manhãs: o que podemos fazer pelo cliente hoje? De que forma podemos simplificar, agilizar e finalizar mais processos? Gerenciar uma equipe com tantas pessoas não é fácil, mas acredito muito na parceria, no diálogo e nos valores que são disseminados aqui no Gondim. Coincidência ou não, têm muito a ver com os valores do cliente: inovar, humanizar e personalizar o atendimento, usar a tecnologia para agilizar as nossas vidas… Fica sempre mais fácil quando a gente acredita no que está fazendo”.

(21) 3993.1876

Leonardo Matos

“O nosso cliente sabe tudo de facilitar a vida financeira dos clientes que ele mesmo atende, e por isso eu e o meu time nos esforçamos para entregar tudo na mão dele, com os melhores prazos e o melhor custo benefício. Até porque a gente entende bem que tempo é dinheiro, e que quando a gente quer muito uma coisa não dá pra ficar esperando. Uma das grandes lições que eu aprendi no Gondim ao longo desses vários anos em que trabalho aqui é que sempre dá pra fazer mais rápido e mais eficiente que antes, é só inovar e buscar soluções aliadas à tecnologia. E é isso que eu incentivo a minha equipe a fazer”.

(21) 3993.1880

Luciane Pelosi

“Quem economiza realiza, taí uma verdade universal e que o nosso cliente entende de verdade. E eu entendo que se trata de economizar não só dinheiro, mas também tempo e burocracia, e é isso que busco passar para a equipe que coordeno. É pra isso que temos o gNA, nosso controle de qualidade interno, que eu prezo tanto, e também o Iris e o nosso aplicativo, que agilizam nossas vidas e nos ajudam a economizar em todos os sentidos.”

(21) 3993.2279

Raphaela Catunda

“Para um cliente feito pra você, uma equipe feita sob medida pra ele, para buscar as muitas metas que nos são apresentadas. Minha equipe conhece os fluxos, sabe exatamente como agir em cada situação e nunca perde de vista que cada processo importa, mesmo com tantos casos e com tanta gente para trabalhá-los. Por aqui, temos orgulho dos nossos resultados e dos nossos prêmios, mas como também somos muito inquietos, não descansamos enquanto não conseguimos fazer mais e melhor.”

Liana Martins

“Eu e meu time atendemos um cliente enorme, um marco na internet brasileira, que ajuda as pessoas a comprar e vender de tudo. É um cliente que desenrola, sabe? E eu entendo que o nosso serviço deve fazer o mesmo. Aliás, esse “de tudo” pra mim tem dois sentidos: primeiro que a gente atua em todas as frentes possíveis para finalizar os processos de maneira mais rápida e eficaz, e segundo que buscamos alargar o sentido desse “tudo”, inventando soluções novas quando elas se fazem necessárias.”

Patricia Nabinger

“O cliente de quem sou gestora é extremamente inovador, desde o produto até a comunicação, então está nas minhas mãos entregar resultados à altura. Pra isso eu conto com a parceria da minha equipe, que entende as necessidades particulares do cliente e não descansa enquanto não achar soluções cada vez melhores e mais simples.”

(21) 3993.1877

Viviane Ferreira

“Eu e minha equipe levamos a sério as diretrizes do escritório – quanto mais tecnologia e inovação a gente emprega, mais a gente ajuda as outras equipes a vivenciarem o Jeito Gondim. Então é esse o nosso desafio diário.”

(21) 3993.2278

Rafael Rodrigues

Nenhum time está realmente completo sem um geniozinho da tecnologia. E nós estávamos atrás de um faz tempo. Quando encontramos o Rafael e ele nos ajudou a desenvolver o IRIS, nosso sistema exclusivo de acompanhamento de processos, sabíamos que não podíamos deixar ele ir embora. Até porque não é todo dia que a gente se depara com um especialista em automação que também é formado em administração. E o Rafael ainda é aquela pessoa que sabe muito de vários assuntos diferentes e inusitados, tipo astronomia e mecânica, o que combina muito com a nossa equipe de eternos curiosos. Ele entra como sócio com o desafio de trazer eficiência para os processos de trabalho e facilitar todas as áreas de negócios através da tecnologia.

Sabe tudo de: Tecnologia, Automação & Espaço Sideral

Fernanda Negreiros

Fernanda Negreiros já morou em tudo que é canto. São Paulo, Campinas, Limeira, Jundiaí, Curitiba, Porto Alegre, Petrópolis, Recife e até em uma cidadezinha de nome simpático, Coelho Neto, no interior do Maranhão. Toda essa bagagem interiorana fez dela uma exímia cozinheira, além de equipá-la com meios para lidar com pessoas e culturas completamente diferentes, o que é muito importante pra gente. Dizem que pessoas organizadas e focadas se dão bem na cozinha e a Fernanda é prova disso. Sua carreira no Gondim foi meteórica, de advogada de carteira em 2010 a Sócia em 2012. Foi ela quem aprofundou nossa relação com um cliente muito importante, também é ela que entende tudo do Iris, nosso sistema de gestão de processos.

Sabe tudo de: Gestão de Escritórios de Advocacia; Consultoria & Comida Boa

Gustavo Albuquerque

O Gustavo Albuquerque tem tantos e tão diversos interesses que, entre a carreira de compositor, na roda de samba com o pessoal da UERJ, a paixão pelo Fluminense (com direito a blog no Globoesporte e tudo mais) e as filhotas Marina e Helena, a gente não sabe como sobra tempo para ele pensar a operação, gerenciar equipes, definir parâmetros de atuação, traçar objetivos e manter o escritório como referência no que diz respeito à obtenção dos resultados técnicos provenientes da operação jurídica. (UFA!) O que importa é que ele dá conta, e que desde que ele chegou no Gondim, como consultor, a gente já sabia que ele ia ficar. E que ia falar o que pensa, sempre, e que é ligado no 220V mesmo, tem que acostumar.

Sabe tudo de: Gestão Operacional; Direito do Consumidor & Fluzão

João Gondim

Basta dizer que em maio de 2017 o João aboliu terno e gravata do escritório para que se tenha noção do quanto o sócio fundador do Gondim gosta de fazer as coisas do seu jeito. João também não curte ser chamado de chefe (desculpa, chefe!), e a próxima fronteira no processo de revolução que ele está corajosamente implementando aqui no escritório é migrar para um modelo de gestão compartilhada, que seja mais descentralizado e mais justo para todos, ideias que ele vem sonhando desde os tempos de mestrado. Fora isso, João bate de frente com Gustavo no quesito futebol, já que torce pelo Botafogo. Se bem que ele anda curtindo mais os programas com a filha Maria do que o Fogão.

Sabe tudo de: Direito Empresarial, Contencioso de Alto Volume & As vontades de Maria